O esporte não parou no feriado prolongado, e quatro equipes de Cambé viajaram até a fronteira, em Foz do Iguaçu, para conquistar resultados muito expressivos no basquete e handebol. Com a bola laranja, a equipe sub-18 do basquete de Cambé faturou o título paranaense da categoria. Já no handebol, foram duas medalhas na 3ª edição dos Jogos Abertos Master do Paraná (JAPS Master).
Campeonato Paranaense sub-18 de basquete
Entre os dias 7 a 9 de setembro, a cidade de Foz do Iguaçu sediou o Campeonato Paranaense sub-18 de basquete. Entre as quatro equipes participantes estava o SEMEL Cambé, que fez bonito e faturou o título da competição. Apesar da derrota na estreia, por 44×38 para Sociedade Thalia, o time cambeense venceu os jogos na sequência por 68×54 contra P.M. Francisco Beltrão e 66×39 diante do Foz Basquete, chegando na primeira colocação. Destaques para os atletas Vitor Hugo e Guilherme Liutti que foram eleitos para a seleção do campeonato.
O treinador de basquete em Cambé, João Saulo Teixeira, admitiu até uma certa surpresa com o título, mas salientou a força de vontade dos atletas como fator determinante para o triunfo. “A competição era sub-18, mas nós fomos com meninos mais jovens. Até atleta sub-14 jogou e foi titular em todas as partidas. Então, por conta da inexperiência do grupo e da derrota na primeira partida, eu sinceramente não esperava o título. Mas tivemos muita garra e disposição, a defesa encaixou e se mostrou muito forte e tudo isso fez a diferença. Feliz demais pela conquista”, relatou.
JAPS Master
Já pelo Jogos Abertos Master do Paraná, com etapa decisiva também sendo disputada em Foz do Iguaçu, Cambé foi representado no handebol. Ao todo, foram três equipes em três categorias diferentes: no masculino para atletas de mais de 45 anos de idade, e no feminino, para atletas com mais de 40 anos e outro time para jogadoras com mais de 50 anos.
O masculino fez bonito, e faturou a medalha de prata da competição. Ao todo, a equipe estreou com derrota para Marechal Cândido Rondon por 13×9, mas se recuperou e venceu Londrina por 18×7 e Campo Largo por 19×17 para conquistar o segundo lugar.
O coordenador da equipe masculina de handebol master de Cambé, Fábio Hauly, fez um panorama geral da participação no JAPS, além da importância da disputa do novo hobbie que já se tornou rotina. “Para nós, ex-atletas e atletas atuais na idade master, poder participar de uma competição oficial no Paraná, com muitos atletas renomados, atletas que pararam e decidiram retornar, assim como na nossa equipe, é muito gratificante. Resolvemos nos encontrar em treinamentos e participar dessa competição, que foi difícil, com vários jogos complicados, e ainda assim tivemos a felicidade de fazer bons jogos, ter duas vitórias, e terminar na segunda colocação, representando bem a cidade de Cambé. Agora, vamos continuar os treinamentos, já que temos o campeonato da Federação em Marechal Cândido Rondon, além do objetivo de voltar ao JAPS ano que vem e conquistar o título. Tudo isso voltando ao espírito competitivo, e com melhorias na vida física e mental que também é muito importante”, afirmou.
Já a categoria 50+ feminino ficou com a terceira posição após os reveses para Ponta Grossa por 12×11 e Foz do Iguaçu por 22×4. E o time 40+ feminino terminou o torneio em quarto lugar. Na estreia, derrota para Ponta Grossa por 12×10, depois uma vitória contra Curitiba por 19×12, mas outros dois resultados negativos contra Cascavel e Foz do Iguaçu, ambos por 17×10.
Soraya Novaes, coordenadora da equipe feminina e ex-jogadora da seleção brasileira de handebol, destacou o desafio da modalidade, que ainda é relativamente recente. “Cambé sempre foi um polo de handebol, uma referência, e decidimos juntar um grupo de ex-atletas e começamos a jogar. Desde 2019 tem esse grupo, com apoio da Secretaria de Esportes, e vem sendo de muito bom proveito. Ainda estamos nos reestruturando, investindo em nosso bem-estar, e buscando nos fortalecer, angariar recursos e crescer como equipe. Foi uma competição bem proveitosa, que deu para tirar algumas lições, e daqui para frente nosso foco é o Paranaense em Marechal. O master é uma realidade, e queremos seguir representando bem Cambé, competir novamente, levando o handebol para frente”, afirmou.
Outras modalidades
A equipe de handebol masculino sub-16 ficou na terceira colocação da chave ouro do Campeonato Paranaense, disputado neste fim de semana em Umuarama. Ao todo, o time cambeense teve uma campanha com cinco vitórias e apenas uma derrota.
Já pela Série Prata do Campeonato Paranaense de Futsal Feminino, o Cambé/Semel Futsal venceu o Uniguairacá/P.M.Guarapuava por 3×1, fora de casa, no último sábado, na 14ª rodada da primeira fase da competição.