O ano letivo está começando, e os mais de 11 mil alunos dos Centro Municipais de Educação (CMEI) e Ensino Fundamental voltam às aulas nesta segunda-feira (5). Para o início das atividades, professores, diretores e todos os profissionais de educação já estão em formação ao longo dessa semana. E 2024 ainda reserva novidades sobre material escolar, uniformes e fila de espera.

Em torno de 1.400 professores, mais diretores, gestores, coordenadores, docentes, assistentes administrativos, merendeiras e serviços gerais participaram do calendário de formação continuada, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o III Congresso Municipal de Educação, entre os dias 30 e 31 de janeiro e 1 de fevereiro. Além disso, nesta sexta-feira (2), professores, diretores e demais profissionais retornam para as escolas para o dia de planejamento e orientação da retomada das aulas. E na segunda-feira (5), é a vez dos alunos retornarem, já com o começo das aulas regularmente.

“A volta às aulas é um momento especial para nossas crianças e trabalhamos para que seja realmente mágico. Estruturamos nossas escolas municipais e centros de educação infantil, levamos mais segurança, mais condições de trabalho aos professores, temos a melhor merenda do Paraná e em 2024 teremos também o kit escolar, que nunca antes teve em Cambé”, pontuou o prefeito Conrado Scheller.

 

Material escolar

Desde o último ano, o município de Cambé disponibiliza os materiais escolares para todas as crianças da rede de ensino, através do programa EduCambé. A secretária de Educação e Cultura, Estela Camata, explicou que os kits para 2024 já estão preparados e devem ser distribuídos em breve. “A previsão é que eles recebam já no retorno, na primeira ou segunda semana, o kit escolar e parte do uniforme que ainda tem que ser entregue.”

O kit com material é disponibilizado de acordo com o currículo escolar, conforme o que a criança precisa no ano em que está, desde a educação infantil até o ensino fundamental. Quanto ao uniforme, já foram disponibilizadas as camisetas, e agora os alunos vão receber as bermudas e shorts saia, dependendo da idade. Antes do frio será entregue também o kit de inverno, com camisetas de manga longa e conjunto com calça e jaqueta.

 

Fila de espera na rede de educação

Estela Camata também diz que a fila de espera de novos alunos foi zerada nas matrículas de novembro, mas com os cadastros de dezembro e janeiro, outras crianças estão esperando uma vaga nas instituições do município, especialmente na educação infantil, de 0 a 3 anos de idade.

“Esse é um processo que não tem fim, porque as crianças nascem todos os dias. A gente zera e começa de novo, é normal. Ainda mais agora com qualidade de ensino, de ambiente, merenda boa, segurança, materiais escolares e uniformes de graça. Tudo isso traz uma tendência para a espera aumentar, ficou mais atrativo. Mas agora, estamos ampliando o atendimento dessas crianças, e a ideia é zerar novamente. Porém, só de não ter a espera já é muito positivo. Historicamente, Cambé sempre teve uma lista na educação infantil de 0 a 3 anos de em torno de 1.000 crianças sem vagas. Evoluímos muito nesse aspecto”, concluiu a secretária.

Compartilhe