A Prefeitura de Cambé, por meio das secretarias de Educação e Cultura, Agricultura e Meio Ambiente e Segurança Pública e Trânsito, promoveu hoje, no Dia da Árvore, uma ação especial com alunos da Escola Municipal Professora Lourdes Gobi Rodrigues. Com o plantio de 30 mudas, distribuição de mais 50 para a população e também o destaque para a importância das árvores e cuidado com o meio ambiente, as crianças colocaram a mão na terra e aprenderam mais sobre sustentabilidade e a procura por um futuro melhor.

Acompanhados pelo prefeito Conrado Scheller, por vereadores, secretários e servidores, alunos do 4º ano plantaram mudas da espécie canelinha na faixa da calçada ao redor da escola, e também aprenderam mais com biólogos da Prefeitura sobre a importância da árvore, benefícios para toda a comunidade ao redor, cuidados necessários e ajuda na questão climática e de preservação da vida.

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, as ações do Dia da Árvore buscam justamente reforçar a relevância das árvores, como produção de oxigênio, a regulação do clima, proteção do solo e água, e o fornecimento de abrigo e alimento para a fauna. Em média, uma árvore adulta tem a capacidade de absorver cerca de 22 kg de CO2 por ano. Com isso, ao plantar uma árvore, contribui-se para a preservação do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida de todos.

A secretária de Educação e Cultura, Estela Camata, destaca que a ação contribui efetivamente com a conscientização das crianças, importância da preservação ambiental e tudo sendo visto na prática. “Isso faz parte do entorno da escola, mas também do bairro delas, e isso faz com que elas percebam que plantaram, e ajudaram a sociedade, desenvolvam consciência, aprendam a cuidar, regar, não quebrar a árvore, tudo para que ela fique bem fortinha. Além disso, esse conteúdo faz parte do nosso currículo escolar. Toda essa introdução e conscientização sobre meio ambiente, e toda essa ação só contribui ainda mais com o desenvolvimento deles, saindo do teórico e vendo na prática.”

Vanessa Fróes, diretora da escola, também salientou sobre o reforço do conteúdo que é visto dentro da sala de aula. “Além de terem se divertido nessa ação, isso vem para agregar mesmo todos os procedimentos enquanto trabalho realizado na sala de aula. Nas aulas de ciência eles trabalharam esse conteúdo que faz parte da grade curricular do 4º ano, e agora colocaram a mão na massa, fizeram a parte prática, em uma experiência que vão levar para o resto da vida. Fora que as árvores vão embelezar o ambiente, melhorar a qualidade de vida para os alunos do futuro, e ajudar em algo que já trabalhamos com as crianças, que é esse cuidado e preservação à natureza”, disse.

Emanuelly, de 10 anos, fez a sua parte, plantou uma árvore, e já fez questão de mostrar tudo que aprendeu na ação. “Eu gostei muito do Dia da Árvore. A árvore faz a gente respirar o ar mais puro e é muito importante para o mundo. E a escola vai ficar linda quando as árvores crescerem. No futuro, quando eu passar aqui, vou lembrar que plantei uma árvore”, expressou.

Preocupação com o meio ambiente e um futuro mais sustentável

A ação realizada em conjunto, marcando a celebração do Dia da Árvore, destaca o compromisso da gestão por uma Cambé mais sustentável e preocupada com a preservação ambiental. Desde o início de 2021, entre mudas plantadas e doadas para a população pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, já são mais de 6 mil espécies de novas árvores em Cambé.

“O município se preocupa de fato com a conservação ambiental, e tem feito tanto a doação como o plantio dessas árvores em toda Cambé. Também buscamos fazer uma análise geral e identificar casos que também demandem substituição das espécies arbóreas. Tudo com foco na qualidade de vida, no bem-estar da população, nos benefícios que as árvores trazem”, relata Anderson Teodoro, diretor do Departamento Ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Hoje, para pedir a substituição de uma árvore que está comprometida ou inapropriada por conta de espaço ou outros fatores, é só ir até a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente com documento pessoal e comprovante de residência e solicitar uma vistoria de técnicos da Prefeitura para identificação da situação. Caso seja aprovado, será feita a emissão da autorização para a própria pessoa retirar a árvore e depois a Secretaria replantar, ou a Secretaria fazer o serviço completo. Já para pedir uma nova muda de árvore, deve-se comparecer pessoalmente na Secretaria com o CPF em mãos, fazer uma requisição e ir até o horto municipal retirar a planta.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente fica localizada na Rua Francisco Delgado Sanches, 189, e funciona de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Responsável: Prefeitura de Cambé