São os resíduos gerados a partir das atividades diárias nas nossas casas, em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, cujos volumes e características são compatíveis com a legislação municipal vigente. São resíduos ainda sem possibilidade de reaproveitar ou de reciclar. Nesse caso, a destinação desses materiais, em Cambé, é o aterro.

Os resíduos que compõem esta categoria são: Papel higiênico, absorventes femininos, fraldas descartáveis, guardanapos de papel, toalhas de papel, bituca de cigarro, entre outros. Ainda, nesta categoria, atualmente, estão enquadrados os resíduos orgânicos, como alimentos não consumidos, cascas e outras partes de frutas e legumes, por exemplo.

A coleta dos resíduos sólidos domiciliares é feita em todo o município e de responsabilidade da SAMA. O serviço é dividido por setores e a frequência de coleta é realizada conforme mostra o mapa a seguir.

 

 

Os resíduos orgânicos, por sua vez, podem ser reaproveitados através da prática da Compostagem. A compostagem é um processo biológico natural que converte resíduos orgânicos, como restos de comida, aparas de gramas e folhas, em um material rico em nutrientes, chamado composto. Esse composto é uma forma valiosa de fertilizante orgânico que pode ser usado para melhorar a fertilidade do solo, aumentar a retenção de água e reduzir a necessidade de fertilizantes químicos. A compostagem é uma prática ambientalmente amigável que ajuda a reduzir a quantidade de resíduos orgânicos enviados para aterros sanitários e incineradores. Na internet há várias técnicas de compostagem, pesquise e escolha a que mais se adapta ao contexto da sua residência/empresa e ajude a preservar o meio ambiente.