Você sabia que é responsabilidade de todos o destino e disposição final dos resíduos ?

Todos os cidadãos são responsáveis pela destinação correta dos resíduos, por terem sido proprietários deles uma vez, seja ao adquiri-los como matéria-prima (o processo industrial) ou bens de consumo (comércio e consumo). Partindo dessa premissa, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12305/2010) definiu como responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, o conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos.

A responsabilidade compartilhada tem como objetivo minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, e também os impactos causados à saúde humana e à qualidade do meio ambiente, decorrente dos processos envolvidos em todo o ciclo de vida dos produtos.

Segundo as empresas de pesquisas Ibope, a Abrelpe e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apenas 13% do lixo que produzimos segue para a reciclagem. Boa parte dos brasileiros sabe da importância dessa prática (77%), mas por alguns motivos acabam deixando-a de lado. Agora me diz, você está fazendo sua parte?