Foi feita a primeira entrega simbólica de ração e medicamentos através do programa Cãobé. A lei, aprovada no meio do ano, prevê a doação desses itens para ONGs ou cuidadores independentes de cães e gatos vulneráveis no município, reforçando o compromisso da Prefeitura ao cuidado animal, visando garantir mais saúde e bem-estar, também um alívio no bolso de quem se dispõe a cuidar dos animais. O evento inaugural contou com a presença do prefeito Conrado Scheller, vereadores, servidores, representantes de ONGs e cuidadores independentes.

Ao todo foram investidos R$ 100 mil nessa primeira fase do projeto, que contempla a doação de 9.260 quilos de ração premium, e também medicamentos para tratamentos de problemas mais básicos como vermífugos, anti-inflamatórios e antiparasitários. 32 protetores independentes e duas ONGs se cadastraram nesta etapa do programa, com doação sendo destinada para atender 510 gatos e 452 cães.

Todas as 34 instituições que foram cadastradas ainda passaram por vistorias para ver a real situação do espaço e se podem receber a doação. A veterinária da Prefeitura, Bárbara Rodrigues, explicou que para que o cadastro seja habilitado é verificado se o ambiente que o animal está vivendo é adequado, se está sofrendo estresse ou não, se está um bom estado nutricional e se ele tem atendimento veterinário quando precisa. Além disso, o produto adquirido sempre é da melhor qualidade.

“Esse programa veio de fato para ajudar os animais vulneráveis no município, ajudar as ONGs e cuidadores independentes que fazem um trabalho incrível e sem ajuda. Por isso, a ração que estamos distribuindo é uma ração premium, com os níveis de garantia mínimos do Ministério da Agricultura e que contempla o bem-estar animal e nutricional para cães e gatos vulneráveis. E os medicamentos que estamos disponibilizando vem também para tentar ajudar em problemas mais básicos”, salientou a veterinária.

O prefeito Conrado Scheller expressou que essa era uma entrega muito esperada, e que vem para ser o início de um programa grande, que vai ajudar muitos animais e crescer ao longo dos anos. “Hoje é um dia de alegria, dia de concretização de um projeto que vem para ser uma semente que está sendo plantada, em lei, e que vai ficar como legado também para o futuro. Não estamos só entregando ração, e isso pode vir a ser incrementado no futuro, mas também desafogando os bolsos dos protetores de animais e, principalmente, levando mais cuidado para cães e gatos do município. Fora ainda que esse projeto é também uma forma de respeito com quem trabalha com a causa, e muitas vezes anonimamente porque não quer holofotes, só tem amor com esses animais. Fico muito feliz que um projeto como esse esteja se concretizando.”

Anderson Teodoro, diretor do Departamento Ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, explicou que o programa vem de encontro com uma necessidade do município há muitos anos, e também como uma forma de colaborar tanto com a questão ambiental e sanitária, como também com os cuidadores e ONGs que realizam um excelente trabalho em relação aos animais de rua no município. “Então, o Cãobé e a doação de ração e algum medicamento vai ajudar essas entidades que tanto fazem pelo município, e agora terão uma ajuda para poder manter e cuidar melhor desses animais”, disse.

E a questão financeira é um problema vivido na pele dos cuidadores de animais. Marli Gaffo é responsável pela ONG Proteção Animal Solidária (PAS), e explicou que a doação vai ser de grande ajuda. “Estamos aqui hoje comemorando o recebimento desses produtos na campanha Cãobé. E tanto as rações como os medicamentos ajuda muito porque nós, enquanto protetores de animais e ONGs, temos que assumir uma série de compromissos, gastos exorbitantes com animais atropelados, doentes, em trabalho de parto, por exemplo. Então, mesmo com uma quantidade que não atenda toda a demanda, as doações fazem uma grande diferença para quem tem que comprar, tirar do próprio bolso, quem tem outros gastos e outros compromissos. É um grande processo e temos só o que agradecer ao nosso prefeito Conrado”.

A distribuição dos produtos começa na próxima segunda-feira (18), na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, localizada na Rua Francisco Delgado Sanches, 189. A Secretaria funciona das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h. O chamamento para a retirada será feito pelo e-mail ou número do WhatsApp informado no cadastro.

Responsável: Prefeitura de Cambé.