A Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, deu início ao programa Arboriza Cambé, que promove o plantio de árvores em áreas públicas no município. Ao todo, já foram plantadas mais de 60 mudas desde o último mês, e o objetivo é que 1.000 mudas sejam semeadas até agosto do próximo ano.

Anderson Teodoro, diretor do Departamento Ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, explicou que todas as sextas-feiras as mudas serão plantadas em um espaço público diferente. Na última semana, 30 árvores foram semeadas na Rua Governador João Mansur, próximo à Escola Municipal Maestro Andrea Nuzzi. Além do local, também já foram plantadas árvores na Rua Bento Munhoz da Rocha Neto e na Rua Rio Tietê.

O programa ainda prevê que ao longo dos próximos meses sejam plantadas mudas nas seguintes vias: Rua Tinguis, Rua Guaíra, Rua Pascoal Moreira Cabral, Avenida Antônio Raminelli, Rua Curitiba, Rua Carajás, Avenida Brasil, Rua Portugal, Rua Carmela Brandimarti Rafael, Rua Antônio Vicentini, Avenida Parigot de Souza, Rua Pedro Lovato, trecho da Avenida Esperança e Rua Londrina.

“O principal objetivo do programa é arborizar alguns espaços que identificamos que estão precisando. Para com isso, futuramente, trazer conforto para a comunidade, dar a possibilidade de caminhar nas calçadas, ajudar a reduzir a questão do aquecimento, já que as árvores têm impacto nisso e ajuda na produção de oxigênio. Enfim, estamos buscando melhorar a qualidade de vida em Cambé através também das árvores”, destacou o diretor.

Nesta sexta-feira (8), serão plantadas 40 mudas em todo o entorno do Estádio Municipal José Garbelini, na Rua Belo Horizonte esquina com a Avenida José Bonifácio.

Solicitação de substituição ou plantio de árvores

Caso você queira plantar uma muda ou solicitar uma troca em algum lugar, o serviço é bem simples. Hoje, para pedir a substituição de uma árvore que está comprometida ou inapropriada por conta de espaço ou outros fatores, é só ir até a Secretaria de Meio Ambiente com documento pessoal e comprovante de residência e solicitar uma vistoria de técnicos da Prefeitura para identificação da situação. Caso seja aprovado, será feita a emissão da autorização para a própria pessoa retirar a árvore e depois a Secretaria replantar, ou fazer o serviço completo.

Já para pedir uma nova muda de árvore, deve-se comparecer pessoalmente na Secretaria com o CPF em mãos, fazer uma requisição e ir até o horto municipal retirar a planta.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente fica localizada na Rua Francisco Delgado Sanches, nº 189, e funciona de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Responsável: Prefeitura de Cambé