A Prefeitura Municipal de Cambé, através da Secretaria Municipal de Fazenda e da Secretaria Municipal de Controle Interno apresentaram aos vereadores e a comunidade os dados do 1º Quadrimestre de 2021 e as projeções estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO para 2022.

Visando priorizar a transparência na administração pública a Prefeitura Municipal de Cambé através da Secretaria Municipal da Fazenda e também da Secretaria Municipal de Controle Interno realizou no primeiro semestre de 2021 audiências públicas voltadas a apresentar os números financeiros e orçamentários obtidos pelo município no 1º quadrimestre de 2021, bem como demonstrar as projeções orçamentárias para o exercício de 2022 através dos dados contidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias.

As Audiências de Demonstrativos do primeiro quadrimestre de 2021 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO foram realizadas, respectivamente, nos dias 22 de Fevereiro de e 27 de Maio de 2021, no plenário da Câmara Municipal de Cambé, onde os técnicos da Prefeitura Municipal fizeram detalhadas apresentações para os vereadores e para a comunidade presente, os presentes também tiveram a oportunidade de fazer questionamentos e sanar as dúvidas existentes sobre os temas abordados.

Para o Secretário Municipal de Fazenda, Gabriel Candido, as audiências públicas são de suma importância para demonstrar como os recursos públicos estão sendo investidos pela gestão municipal e também garantir a participação popular no planejamento orçamentário do Município. “Tanto os vereadores como legitimos representantes dos cambeenses como a comunidade presente nas audiências tem a possibilidade de conhecer o orçamento do município e participar efetivamente de sua composição através das audiências públicas”.

Candido destaca que o Município de Cambé está com um bom equilibro financeiro e bem centrado em manter um planejamento orçamentário adequado as demandas existentes: “A situação financeira e orçamentário do Município de Cambé é bem saudável, principalmente quando considerado o momento econômico em que o país vive, isso é fruto de bastante austeridade nos gastos públicos e muita organização frente as Receitas planejadas e realizadas. Temos imensos desafios pela frente, mas acreditamos que efetivando o planejamento realizado conseguiremos manter o equilibrio financeiro do município”.

Para o Vereador Fernando Lima, presidente da Câmara de Vereadores de Cambé, as audiências foram muito esclarecedoras, o vereador destacou a importância da participação dos vereadores na fiscalização das contas públicas: “Os números apresentados nas audiências demonstram que as despesas e receitas do Município estão bem equilibradas. Nós vereadores temos a obrigação de acompanhar e fiscalizar a efetivação das contas públicas e os vereadores tem feito isso com bastante dedicação, a audiência pública é uma ferramenta que facilita essa fiscalização”.

As audiências públicas realizadas atendem a determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal, da Constituição Federal e também da Lei Orgânica do Município, as datas e horários de realização são publicadas no Diário Oficial do Município e podem ser acompanhadas por qualquer cidadão.