Para valorizar e preservar a cidade onde moramos é preciso antes conhecê-la. Com esse intuito, a Secretaria Municipal de Educação desenvolve desde 2009 o projeto “Viagem Histórica Pelos Caminhos de Cambé”, que envolve estudos teóricos e práticos com alunos de terceiro ano do Ensino Fundamental das escolas municipais da cidade, procurando formar agentes multiplicadores para a valorização e proteção do patrimônio histórico, cultural e natural do município. O projeto é composto por quatro etapas que se estendem durante todo o ano letivo. São elas: Formação para os professores que atuam com as disciplinas de História e Geografia nos terceiros anos através de palestras sobre a história da colonização da cidade; Aula de Campo intitulada “Viagem Histórica Inaugural” com os referidos professores; “Viagem Histórica” com os alunos estudantes do terceiro ano do ensino fundamental e Exposição “Viagem Histórica pelos Caminhos de Cambé, que propicia o momento de finalização das atividades, onde os alunos expõem trabalhos realizados após estes estudos”. 

Estes projeto proporciona que os alunos façam uma retrospectiva histórica, conhecendo fatos, lugares  e  pessoas que foram fundamentais para a formação e desenvolvimento da cidade, através do contato com  diversas fontes históricas como pinturas, desenhos, construções, fotos e objetos  que mostram a história da população de Cambé .

A cada ano, a exposição procura destacar elementos históricos da cidade. No ano passado, os alunos trabalharam com as fontes escritas, em especial os relatos dos pioneiros. Em análise a estes documentos, os professores trabalharam o contexto histórico relatado e por meio dos conteúdos curriculares, os alunos realizaram trabalhos que posteriormente foram mostrados na exposição.