O Sarau é um evento cultural que se popularizou por volta do século XIX, conhecido por reunir artistas, escritores e poetas para um momento de apresentação e de socialização de suas obras. As reuniões do Sarau buscam valorizar as diversas linguagens artísticas envolvendo declamação de poemas, círculos de leitura, discussões filosóficas, exposições de quadros e esculturas, performance teatrais e musicais dentre outras possibilidades de expressão cultural.

Por ser considerado um evento muito rico culturalmente, o Sarau ganhou espaço nas instituições de ensino por todo o mundo. Na Rede Pública de Ensino de Cambé a sua realização conta com uma organização especial, pois compreendemos o papel social da escola como instituição cuja a finalidade específica reside na atividade sistemática de socialização da propriedade dos conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos em suas formas mais ricas e desenvolvidas.  Conscientes e sem perder de vista o objetivo primeiro da escola oportunizamos aos nossos alunos a vivência do Sarau, entendendo este momento como mais uma possibilidade de socialização dos diferentes saberes e cultura.

Assim, o trabalho pedagógico em nossas escolas propicia durante todo o ano letivo o contato dos alunos com importantes obras artísticas e literárias da história da humanidade, não se resumindo a um evento ou projeto isolado. Diante de todos os componentes curriculares é, principalmente, nas aulas de Língua Portuguesa que ofertamos aos alunos o momento de apreciação dos clássicos da Literatura.

Os professores organizam e levam para o dia a dia da sala de aula as práticas de leitura por meio dos estudos dos diversos gêneros textuais, em especial do gênero Poema, no qual os alunos aprendem e têm a oportunidade de compor suas próprias produções. Contudo, a realização do Sarau possibilita a circulação das produções e gêneros de textos adequados à essa prática social.

 Destacamos que para os alunos do 5° ano esse é um evento especial, pois os estudantes participam da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa enviando suas produções autorais para concorrer na categoria de Poemas.

Outros componentes curriculares contribuem para esse evento tão plural, como as disciplinas de Arte e História que são essenciais para apresentar aos alunos as diferentes culturas do nosso país e mundo.  Ao promover um evento como o Sarau, a escola possibilita também um momento de sensibilização dos participantes para a realidade à sua volta, ao levá-los a uma reflexão poética e crítica sobre as vivências e relações dentro e fora da escola.

O Sarau Artístico e Literário de Cambé, ao longo de suas dez edições conta com a parceria especial da professora Leonilda Bissoqui.