Na quarta-feira (18/08), ocorreu a 2ª reunião da Comissão Coordenadora de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME) de Cambé. O objetivo maior consistiu na discussão da totalidade do processo de Monitoramento do PME de Cambé, a ser desenvolvido no decorrer do 2º semestre de 2021. Foram organizados os seguintes tópicos para diálogo:

1. Metodologia para Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação/Monitoramento do PME/2021 – Caderno de Orientações do MEC: “PNE em Movimento” (2016).
  2. Atribuições da Comissão –  Portaria Nº 453, de 14 de junho de 2021.
  3. Caderno de subsídios Seed/Ipardes –  para Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação do Paraná – Junho/2021.

Após a retomada das discussões sobre a reunião anterior, realizada em 07 de agosto de2021, a Secretária de Educação Estela Camata, ressaltou a importância dos processos de monitoramento e avaliação do PME de Cambé para a socialização das demandas da Educação Municipal, o conhecimento da realidade e a organização do planejamento de ações para alcance das metas.

Em 2021, esta Comissão realizará o monitoramento do PME, cuja metodologia é fundamentada pelo Caderno de Orientações do MEC: “PNE em Movimento” (2016) e pelos direcionamentos de uma reunião sobre metodologia para monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação, promovida pelo Núcleo Regional de Educação de Londrina – NRE Londrina, em uma ação promovida pelo Núcleo de Cooperação Pedagógica com Municípios – NCPM da Secretaria da Educação e do Esporte, em 03 de agosto de 2021.

No município de Cambé, a Lei Municipal Nº2.728 de 19 de junho de 2015 atribui como instâncias responsáveis pelo Monitoramento e Avaliação do PME, a Secretaria Municipal de Educação e o Comitê Gestor (formado pela Equipe Técnica e Comissão Coordenadora de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação de Cambé – Ato legal, Portaria Nº 453, de 14 de junho de 2021). O monitoramento é uma ação contínua e a avaliação, uma ação periódica, esta última ocorre há cada 2 anos no município, conforme explicitado na Lei Municipal Nº2.728 de 19 de junho de 2015.

A tabela ao lado, demonstra os movimentos de monitoramento e avaliação em seus respectivos anos,  dada a readequação do PME em 2015:

Em 2020, não foi realizada a Avaliação do PME, devido ao contexto pandêmico, a mesma ocorrerá em 2022 e abrangerá o período do ano de realização do último documento até o do presente relatório.

Conforme a pauta mencionada, apresentou-se a metodologia de cada processo, tanto do Monitoramento quanto da Avaliação, acentuando o papel da Equipe Técnica e da Comissão organizadora no percurso metodológico para construção do relatório final. Socializou-se à Comissão, o Caderno de Subsídios Seed/Ipardes para Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação do Paraná de Junho de 2021, do qual disponibiliza dados e indicadores municipais para acompanhamento das metas do PME.

Assim, o monitoramento do PME no presente ano, se encaminha para a publicização das informações acerca do progresso que vai sendo feito para o alcance das metas definidas.

Os materiais de apoio mencionados como tópicos da discussão da reunião estão  disponíveis na aba Documentos.