Handebol - festival

A Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes realiza os Festivais de Handebol para os alunos matriculados no Ensino Fundamental da rede Municipal. Os alunos são selecionados pelos professores de Educação Física de cada Unidade de Ensino (cada professor estabelece seus critérios) e várias etapas desse festival acontecem até a fase final.

Durante todo o processo, os alunos tem garantido o transporte, o lanche e a premiação para todos, como deve ser uma competição escolar, incentivando a participação de todos.

Dependendo da classificação, os participantes disputam mais de uma etapa e consegue visitar várias escolas e/ou praças esportivas que estão recebendo o evento. Os Festivais contam com 350 alunos nas duas categorias em que é disputado: masculino e feminino.

Judô na escola

A Secretaria Municipal de Educação oferece aos alunos da rede escolar municipal, do 1º ao 5º ano, em contraturno a modalidade de judô. Atualmente o programa atende quatro escolas ofertando a prática do judô à, aproximadamente, 500 alunos que além do profissional tem as instalações e a vestimenta garantida pelo programa.

Contamos com dois profissionais, o sensei Marcelo Missaka e o sensei Alex Bernardes que além das aulas diárias nas escolas, evolve os alunos nas competições e festivais da região, possibilitando a participação desses alunos em eventos tradicionais dessa modalidade com resultados bastante expressivos.

Além desses eventos externos, a Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Esportes, realiza festivais internos que garantem a participação de todos os alunos participantes desse programa.

Taekwondo

Em 2015, a Secretaria Municipal de Educação iniciou o programa de Taekwondo nas Escolas, que atualmente atende 3 escolas municipais onde os alunos participavam em período contraturno. O programa que atende mais de 200 alunos garante as instalações, o uniforme e todos os equipamentos necessários à pratica desse esporte.

O sensei Daniel Mizokami, responsável pela ministração das aulas é também o organizador dos dois Festivais que acontecem durante o ano (um em cada semestre). Esses eventos que servem como reconhecimento e incentivo aos praticantes têm o transporte e a premiação garantida a todos os alunos são momentos únicos pra que as famílias acompanhem os progressos de seus filhos.

A perspectiva é que a Secretaria de Educação Amplie essa oferta e que em breve, a Secretaria de Esportes possa colher os frutos desses investimentos, aproveitando e dando continuidade ao trabalho desenvolvido com esses alunos/atletas. Cientes de que, independente da continuação da prática do Taekwondo, o objetivo da Secretaria de Educação já foi atingido, quando insere na criança um gosto pela prática esportiva e todos os benefícios inerentes às modalidades de lutas.