O mês de maio é marcado pela campanha do Maio Amarelo, que visa a conscientização e promoção de ações sobre a segurança viária. Em 2024, a campanha nacional tem o tema “A Paz no Trânsito Começa por Você”, e busca mobilizar toda a sociedade a engajar-se para proporcionar a paz. A Prefeitura de Cambé, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito, aderiu a campanha e também vem promovendo ações para melhorar o trânsito.

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, o objetivo principal da campanha é estimular que a sociedade fale da paz em todos os ambientes que participa, ainda mais nos dias de hoje. A reflexão é para que todos pensem e conversem sobre o que é a paz e como ela pode estimular as mudanças em todos os seus comportamentos.

A secretária de Segurança Pública e Trânsito, Danaê Fernandes, explicou que em Cambé as ações por um trânsito melhor e com mais paz já vêm sendo implementadas, através de uma grande reestruturação. O município conta agora com uma equipe de projetos, 10 agentes de trânsito, vem promovendo diversas campanhas educativas nas escolas municipais, e também vai receber uma nova diretora de trânsito, gestora com experiência na área. Além disso, segundo a secretária, pela primeira vez Cambé consegue traçar diretrizes e vislumbrar resoluções de problemas antigos, que estavam sendo demandados já há muito tempo.

Fernandes salienta ainda que Cambé tem pontos de conflito no sistema viário devido a geometrias inadequadas, sinalizações de trânsito que estavam fora dos conformes e só agora estão sendo regularizadas. Com isso, está sendo dada uma atenção nesses pontos de conflitos, sendo resolvidos um por um, já que a Secretaria de Trânsito se encarrega, através de projetos junto com a Secretaria de Planejamento, em trazer mais fluidez e segurança para o transporte urbano.

“Mas além disso, nenhum incremento de segurança no trânsito é possível se a população não se engajar também. Pensando que a paz no trânsito começa por você, e que o Maio Amarelo vem nos dar esse recado de que nenhuma morte no trânsito é aceitável. É um absurdo naturalizar conflitos cotidianos que são trazidos por falta de entendimento, por excesso de velocidade. A maior missão de toda Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, incluindo os agentes de trânsito, é trazer essa paz”, afirmou.

E reforçando que o compromisso de promoção da paz no trânsito é de todos, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito abre a possibilidade online, através do site e pelo Whatsapp – clicando nos links -, para que todos os munícipes possam participar da melhoria viária de Cambé. Com isso, é possível deixar opiniões, queixas, dúvidas e solicitações através dos canais acima, para que exista uma comunicação cada vez mais clara entre a Secretaria e a população em geral.

Escrito por Vinicius Augusto Batista Eira

Compartilhe