Em função do aumento expressivo de casos de dengue em todo o país, a Prefeitura de Cambé aderiu à mobilização nacional do Dia D de Combate à Dengue e também promoveu diversas ações na cidade na manhã deste sábado (2). A programação contou com um encontro com autoridades, servidores, líderes religiosos e comunidade na Praça Getúlio Vargas; mutirão de limpeza; atuação nos quintais; e blitz educativa em todas as regiões do município.

A concentração se deu a partir das 8h30, em frente à Prefeitura. A Secretaria Municipal de Saúde Pública apresentou os números atuais da dengue no município, que conta hoje com 7.263 notificações e 610 casos confirmados de dengue. Posteriormente, foi feito um ato ecumênico, com pastores e padres do município, que realizaram uma oração por Cambé. Na sequência, autoridades fizeram uso da palavra para alertar a população sobre os riscos da dengue e destacar as ações que vem sendo desempenhadas para vencer essa batalha.

O sábado também contou com a blitz educativa contra a dengue. Equipes da Prefeitura se deslocaram para cinco pontos da cidade para entrega de panfletos com orientações para motoristas e uma fala rápida para conscientização e ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito, assim como um direcionamento para que os munícipes conversem com seus vizinhos e cuidem dos quintais – afinal, segundo estimativa da Secretaria de Saúde, a cada quatro casos de dengue, três estão dentro das casas.

As blitz foram feitas nos seguintes pontos: Avenida Inglaterra, no Centro, em frente à Secretaria de Saúde; Avenida Antônio Raminelli, no Cambé IV, em frente ao CRAS Ana Rosa; Avenida José Afonso dos Santos, no Jardim Santo Amaro, em frente à Escola Padre Symphoriano Kopf; marginal da PR-445, no Jardim Novo Bandeirantes, em frente à Farmácia Alzira; e Rua Francisco Delgado Sanches, no Jardim Vitória, em frente ao Salão Comunitário.

O prefeito Conrado Scheller fez também um apelo para toda a comunidade que auxiliem nessa batalha contra a dengue. “Nos reunimos em vários pontos com essa blitz educativa, fizemos orações pela cidade, mas cada um precisa fazer a sua parte. A Prefeitura está dobrando a sua capacidade de cortar mato, vacinação em andamento, fumacê, mutirões de limpeza, mas mais de 75% dos casos continuam nos quintais. Então, estamos aqui também fazendo esse pedido para conversarem com seu vizinho, com a comunidade, e peçam para limpar as casas e eliminar água parada e focos do mosquito. Só assim, com essa união da comunidade com a Prefeitura, que nós vamos vencer a dengue”, disse.

Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

Também neste sábado, foi feito mais um mutirão de limpeza. Desta vez, os caminhões da Prefeitura atuaram nas ruas do Cambé IV. Agentes de combate às endemias também fizeram as vistorias nos quintais para eliminar os focos do mosquito. Além disso, durante a semana, o veículo do fumacê também esteve passando nas ruas do Cambé IV, assim como no Jardim São Paulo. A recomendação é de que ao ouvir o fumacê abra portas, janelas e cortinas; retire roupas do varal; tampe vasilhames com alimentos, bebedouros de animais e cubra gaiolas de pássaros; não deixe utensílios de uso doméstico expostos no quintal; e após a passagem do carro troque a ração e água dos pets.

Escrito por Vinicius Augusto Batista Eira

Compartilhe