Chegou a hora de colocar a vacinação em dia. Neste sábado (27), a Secretaria Municipal de Saúde promove uma campanha de multivacinação, o “Dia da Vacinação”, com aplicação de doses contra a Influenza (a vacina da gripe), a bivalente contra a Covid-19 e outras vacinas. A campanha ocorre das 8h às 14h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com exceção ao Algacyr Ferreira.

De acordo com a Secretaria, a campanha se dá pela aproximação do inverno e também por conta da baixa cobertura de vacinação em Cambé. Apenas 25,47% dos cambeenses tomaram a dose bivalente contra a Covid-19. Já a cobertura vacinal contra a Influenza está em 25,54%.

“Precisamos conscientizar a população que este é o momento ideal para a vacinação contra a Influenza. Nas próximas semanas, as temperaturas seguirão mais amenas, momento oportuno para que os vírus respiratórios, em especial da Influenza, se repliquem rapidamente, inclusive pela manutenção de ambientes mais fechados por conta da temperatura. Portanto, é imprescindível que a população se vacine para evitar possíveis complicações. É importante destacar que o vírus apresenta mutações e, por isso, devemos nos vacinar anualmente”, destacou Mayara Santos, responsável pelo Departamento de Epidemiologia.

Podem tomar a vacina bivalente pessoas acima de 18 anos, ou de 12 a 17 anos com comorbidades. Já a vacina contra a Influenza pode ser aplicada em qualquer pessoa com mais de 6 meses completos.

Compartilhe