Cambé recebeu uma comitiva do estado para apresentação da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial do Paraná (SEMI), em evento realizado nesta quinta-feira (1), no Centro de Convivência do Idoso Tupi. A solenidade contou com a participação do prefeito Conrado Scheller, vereadores, secretários municipais, conselheiros das políticas para mulheres e promoção da igualdade racial de Cambé, servidores e representantes da Secretaria estadual, para apresentação do órgão e estreitar relações para o fomento de políticas públicas no município.

A comitiva apresentou a diretoria de Políticas Públicas de Igualdade Racial, e destacou o serviço que a nova Secretaria busca implementar no Paraná, trazendo como proposta a construção dessas políticas públicas, e diálogo permanente com mulheres, comunidade negra e povos tradicionais do estado, sempre priorizando a equidade.

A diretora da Igualdade Racial, Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais, Clemilda Santiago Neto, destacou a importância da aproximação com os municípios e, principalmente, do diálogo. “Na verdade, é muito importante que a população entenda que tanto a política da mulher como da igualdade racial e do idoso estão sendo pensadas. Nosso governador, quando criou a secretaria, percebeu a necessidade de um fortalecimento dessa política, que houvesse realmente essa gestão de uma forma mais forte. E a população também precisa entender que quando a secretaria propõe diálogo eles precisam vir dialogar conosco e dizer as suas principais necessidades. Porque se nós ficarmos lá em Curitiba, dizendo que queremos dialogar, mas não contarmos para o restante do Paraná, nada vai acontecer. Então, estamos indo ao município para contar que a política tem uma gestão, que a gestão pensa no diálogo, e não quer construir uma política de gabinete. Queremos conversar e ouvir a população. Isso é fundamental”, afirmou.

A relevância da visita e do diálogo também foi destacada pela secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Lucilene Diorio. “A importância de receber essa comitiva é buscar estratégias para as demandas apresentadas aqui em nosso município, buscando parceria, investimento para execução das políticas públicas, e mostrando que Cambé está aberta para receber essas propostas e diretrizes do estado, fomentando e tornando-se protagonistas na realização de ações para mulheres e de igualdade racial”, relatou.

Já para o prefeito Conrado Scheller, a visita só reforça a diretriz da gestão municipal. “Recebemos esse evento especial, que debate política pública para as pessoas, esse tema importante. Nosso sistema de governo, o slogan da nossa administração é ‘Um governo para todos’, e essa é nossa missão, levar política pública para todas as pessoas, saber olhar para todos”, disse Scheller.