A Secretaria de Saúde de Cambé está localizada na Av. Inglaterra n.1144, Centro, telefone 3174-0224.

Adriane Bertan Lombardi 
Enfermeira graduada pela UNIFIL em 1988, com pós-graduação em Saúde Coletiva UNIFIL. Enfermeira da rede municipal desde 1994, sempre atuando na coordenação de uma Unidade de Saúde da Atenção Básica.
Está como secretária de saúde desde maio 2017.

Telefone: (43) 3174-0224

E-mail: gab.saude@cambe.pr.gov.br

1) Atenção Básica

1.1Unidades de Saúde

1.2 UNILAC

1.3 Serviço de Atenção Domiciliar (SAD)

1.4 Laboratório Municipal

1.5 Assistência Farmacêutica

 

2) Atenção Especializada

2.1 Urgência e Emergência

2.2 Policlínica/Centro de Referência de Especialidades

2.3 CREPS/ Centro de Reabilitação e Promoção à Saúde

2.4 CEOC/ Centro de Especialidades Odontológicas

2.5 Saúde Mental

2.6 Transporte

 

3) Vigilância em Saúde Coletiva

3.1 Vigilância Sanitária

3.2 Vigilância Epidemiológica

3.3 Vigilância em Saúde Ambiental

3.4 Vigilância em Saúde do Trabalhador

3.4 Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)

4)Regulação e Agendamento

1.1 Unidades de Saúde

Em Cambé há 11 Unidades de Saúde, que contam com a Estratégia  Saúde da Família (ESF) e Saúde Bucal. É a porta de entrada dos sistema SUS, o contato preferencial dos usuários como também o centro de comunicação com a Rede de Atenção à Saúde.  Qualquer cidadão residente em Cambé, que necessitar de um atendimento em saúde, deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.

O que levar quando for a unidade: No primeiro atendimento  deverá levar  a identidade ou registro de nascimento, comprovante de residência, preferencialmente, no nome do usuário e cartão SUS.  Sempre que retornar,  chegar com 15 minutos de antecedência,  levar o cartão da unidade e cartão SUS.

Serviços oferecidos nas Unidades de Saúde da Família:  acolhimento com classificação de risco, no qual recebem agendamentos de consultas em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem, Psicologia, Nutrição e Odontologia. Os principais serviços oferecidos além das consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, coleta de citopatológico de colo de útero, visitas domiciliares, tratamento odontológico, programas voltados à saúde da mulher, criança, homem, idoso e adolescente; planejamento familiar, teste rápido de gravidez, teste rápido de doenças sexualmente transmissíveis, teste da mãezinha, teste do pezinho, puericultura, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Unidades de Saúde:

UBS Ana Rosa: Rua José Dellalibera, 1020 – Telefone: 3174-0228

UBS Cambé 4: Otaviano Rodrigues Filho n.50 – Telefone: 3174-0238

UBS Cristal: Rua Ônix, 250 – Telefone: 3174-0230

UBS Guarani: Rua Vitória, 307 – Telefone: 3174-0233

UBS Centro: Rua Presidente Kennedy, 305 – Telefone: 3174-0227

UBS Cambé 2/Tarobá: Alício Francisco Mafra nº. 655 – Telefone: 3174-0244

UBS São Paulo: Rua Bernardino de Campos, 156 – Telefone: 3174-0240

UBS Santo Amaro: Rua Alvarenga Peixoto, 135 – Telefone: 3174-0232

UBS Novo Bandeirantes: Rua Sadamu Anani, 73 – Telefone: 3174-0236

UBS Silvino: Rua Nilo Peçanha, 318 – Telefone: 3174-0234

UBS MARIA ANIDEJE – 24 Hrs: Av. Pedro Viriato Parigot de Souza, 1000 Telefone: 3174-0237
 

Saúde Bucal nas Unidades de Saúde

 

A Saúde Bucal organiza o seu processo de trabalho para ampliar e qualificar a assistência odontológica por meio do atendimento clínico para a urgência / pronto-atendimento, atendimento clínico programado e atividades com a comunidade, visando atender os princípios de garantia de acesso, equidade e integralidade das ações além de viabilizar o fluxo dos usuários aos demais pontos de atenção do sistema de saúde. Em todas as Unidades de Saúde do município de Cambé há assistência odontológica. 

O município segue a Linha Guia de Saúde Bucal da Rede de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná.  Para as urgências odontológicas é realizado o Acolhimento com Classificação de Risco de Urgência em Saúde Bucal para todos os pacientes. 

Os programas odontológicos contemplam todas as faixas etárias e grupos prioritários: crianças, idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes. Nas unidades básicas de saúde as equipes de saúde bucal do PSF e apoio realizam consultas, procedimentos clínicos, autocuidado apoiado dos pacientes, visitas domiciliares e condução de grupos de tabagismo. 

Oferece outras ações e programas como Ações Coletivas de Saúde Bucal – bochechos fluorados e escovação dental supervisionada – (realizada em todas as escolas e creches municipais), Promoção de Saúde Bucal, Programa Saúde na Escola, Campanha de Prevenção e Detecção Precoce do Câncer Bucal, Semana de Saúde Bucal e Levantamentos Epidemiológicos para monitoração dos resultados dos programas e ações.

 

1.2 UNILAC

Promove atendimentos a todas as mulheres do município em aleitamento materno, auxiliando nas dificuldades quanto a amamentação no período pós parto fortalecendo vínculo mamãe-bebê, com orientações e intervenções quanto à pega, ordenha, manejo, apojadura, fissura mamária, mastite, apoio a mãe que irá retornar ao trabalho para manter aleitamento materno, orientação familiar e também avaliação fonoaudiológica dos bebes. A equipe atende em domicílio, promovendo e estimulando a amamentação.

Atua como posto de coleta de leite humano, vinculado ao Banco de Leite Humano do HU, incentivando a doação de leite materno

Telefone: 3174-0235 ou WhatsApp é o 3174-0325.

 

1.3 Serviço de Atenção Domiciliar (SAD)

Oferta cuidado aos pacientes no domicílio, conforme critérios e protocolos de inclusão, auxiliando na gestão do cuidado e articulação dos pontos de atenção para ampliar resolutividade e a integralidade do cuidado. Realiza atendimento e procedimentos em pacientes com afecções agudas ou crônicas agudizadas, com necessidade de cuidados intensificados e sequenciais, como tratamentos parenterais ou reabilitação; afecções crônico-degenerativas, considerando o grau de comprometimento causado pela doença; cuidados paliativos; criança em prematuridade, paralisias cerebral, baixo peso e outros. Realiza a gestão da Oxigenoterapia Domiciliar, avaliando/ e encaminhando as solicitações para a 17ª Regional de Saúde.

Telefone: 3174-0511/ 99608-4249

Endereço: Rua Itamarati, 647 – Cambé II

 

1.4 Laboratório Municipal

Responsável pela análise e processamento de exames de todas as Unidades de Saúde, tendo como especialidades: Hemograma completo, Bioquímica básica, Imuno-hematologia básica, Imunologia básica, Exame de Urina, Exame de Fezes, Pesquisa de BAAR (tuberculose e hanseníase), Bacterioscopia, entre outros.  Recebem alguns exames específicos e encaminham para laboratórios terceirizados.

Telefone: 3174 – 0217 

Endereço: Rua Naposeano Pedro Alves, 155 – Jardim Tarobá –

 

1.5 Assistência Farmacêutica

É realizada através da dispensação de algumas medicações nas próprias Unidades de Saúde. Os medicamentos de controle especial da Portaria 344/98 da ANVISA e específicos de programas são dispensados na Farmácia Municipal, que está localizada no prédio da Secretaria Municipal de Saúde. A dispensação tem por objetivo proporcionar atendimento adequado ao paciente frente apresentação de uma receita elaborada por um profissional autorizado.

As medicações que são dispensadas são ofertadas conforme a REMUME/ Relação Municipal de Medicamentos, que se trata de componente Básico da Assistência Farmacêutica destinado a atender os agravos e programas específicos da atenção básica à saúde, fundamental para orientar a prescrição, a dispensação e o abastecimento de medicamentos. Também apresenta programas como Componente Estratégico da Assistência farmacêutica (Dispensação de Medicamentos: Malária, Leishmaniose, Doenças de Chagas), Programa Paraná sem Dor e Programa de Fórmulas.

Telefone: 3174-0243

Endereço: Farmácia Municipal: Av. Inglaterra n. 1144 – Centro

2.1 Serviços de Urgência e Emergência:

UPA/ Unidade de Pronto Atendimento Silvia Mantovani

É um serviço intermediário entre a atenção básica (ESF/UBS) e as unidades hospitalares. Trata-se de uma unidade de saúde que funciona em horário integral, inclusive feriados e fins de semana. A unidade está equipada para atender aos usuários em necessidades de pronto atendimento e situação de emergência, com consultórios de clínica médica e pediatria.

Utiliza de classificação de risco para avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, conforme a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. 

Telefone: (43) 3174-0552

Endereço: Rua Carajás, 479 – Jardim Tupi

24 Horas Maria Anideje

A Unidade 24 horas Maria Anideje, também é um serviço intermediário entre a atenção básica (ESF/UBS) e as unidades hospitalares, no qual mantém basicamente os mesmos atendimentos e assistência ofertada pela UPA, excluindo atendimento pediátrico que se concentra na UPA. Porém, desde março de 2020, após início da pandemia por Covid 19, ficou como referência para atendimento dos pacientes sintomáticos respiratórios, suspeitos de COVID a partir de 12 anos.

Telefone: (43) 3174-0237

Endereço: Av. Pedro Viriato P. de Souza, 1000

2.2 Policlínica/Centro de Referência de Especialidades

A Policlínica trata-se de serviço especializado no qual a sua porta de entrada são as Unidades Básicas de Saúde para atender as necessidades apresentadas nas especialidades de urologista, dermatologista, oftalmologista, cardiologista, psiquiatria, neurologista adulto, procedimentos de pequenas cirurgias de pele.

Telefone: (43) 3174-0552

Endereço: Rua França, 988- Centro

2.3 CREPS/Centro de Reabilitação e Promoção em Saúde

O Creps/ Centro de Reabilitação e Promoção em Saúde  presta atendimento especializados nas áreas de Fisioterapia, Hidroterapia e Hidroginástica, referenciadas pelos serviços de Saúde.

Telefone: 3174-0324

Endereço: Av. Canadá n.1188- Centro

2.4 CEOC/ Centro de Especialidades Odontológicas

As especialidades contempladas pelo CEOC são: Prótese Dentária, Cirurgia Oral Menor, Periodontia, Endodontia, Pacientes Especiais e Radiologia (radiografias periapicais referenciadas e contra referenciadas para as UBS).

Os encaminhamentos ao CEOC respeitam o protocolo determinado pelo município para cada especialidade. O município tem um protocolo de referência e contra-referência entre as Unidades Saúde da Família e o CEOC. Ao término do tratamento especializado no CEOC, o paciente é orientado a retornar a UBS de origem para conclusão do tratamento e alta do programa.

A maioria das biopsias é realizada no próprio CEOC e os exames anatomopatológicos são encaminhados para o Laboratório do CISMEPAR em Londrina. Após o resultado, o paciente é reagendado no CEOC para nova avaliação e continuidade do tratamento conforme a necessidade ou encaminhamento se necessário. Pacientes que tem comprovação de câncer de boca são encaminhados ao Hospital do Câncer de Londrina e têm as equipes de saúde da família das unidades de referência notificadas para realizar o acompanhamento.

Telefone: (43) 3174-0330

Endereço: Pedro Viriato P. de Souza, 1000

2.5 Saúde Mental

CAPSi – Dulce Angela Calefi Gonçalves

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil é voltado ao atendimento de crianças e adolescentes portadores de transtornos mentais severos e persistentes e, ou, dependentes de álcool ou outras drogas. O trabalho é realizado prioritariamente em espaços coletivos (acolhimento em grupo ou individual aos responsáveis, atendimento em grupos, reunião de equipe) de forma articulada com os outros pontos de atenção da rede de saúde e das demais redes. Atende tanto por busca espontânea quanto referenciada.

Telefone: (43) 3174-0308/ 3174-0309

Endereço: Rua Curitiba, 1067 – Jardim Tupi

CAPS Espaço Vida/CAPS2

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Espaço Vida oferece assistência aos jovens e adultos a partir de 18 anos, com necessidades de tratamento e cuidados específicos em saúde mental, relacionadas a transtornos mentais como depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, etc, e pessoas com quadro de uso nocivo e dependência de substâncias psicoativas, como álcool, cocaína, crack e outras drogas. Comparecimento pode ser espontâneo e/ou referenciado (encaminhado) de outros serviços de saúde.    

Telefone: (43) 3174-0239/ 3174-0310

Endereço: Rua França, 1066 – Centro

2.6 Transporte

SAMU

Cambé conta com uma base descentralizada de SAMU/Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – 192, responsável em atender casos graves, que necessitam de atendimento imediato e/ou encaminhamento a um hospital, ou unidade de pronto atendimento, tais como, quedas com fraturas, acidentes de trânsito, atropelamentos, ferimentos à bala, gestantes em trabalho de parto, casos clínicos agudos com risco de morte. Dessa forma, é um serviço que segue as orientações da central de regulação que fica em Londrina.

Telefone: 192

Transporte Municipal

Realiza transporte de pacientes para as Unidades de Saúde do Município e região, com agendamento prévio, como também transporte para serviços de hemodiálise.

Intersaúde/Central de Ambulância: 3174-0229 e 3174-0303

Endereço: R. Naposeano Pedro Alves, 155 – Jardim Tarobá

A vigilância em saúde está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. Além disso, integra diversas áreas de conhecimento e aborda diferentes temas, tais como política e planejamento, territorialização, epidemiologia, processo saúde-doença, condições de vida e situação de saúde das populações, ambiente e saúde e processo de trabalho. A partir daí, a vigilância em saúde coletiva se divide em vigilância epidemiológica, vigilância em saúde ambiental, vigilância sanitária e vigilância em saúde do trabalhador.

 

3.1 Vigilância Sanitária

As ações de vigilância sanitária dirigem-se, geralmente, ao controle de bens, produtos e serviços que oferecem riscos à saúde da população, como alimentos, saneantes, cosméticos, medicamentos, insumos farmacêuticos ativos e produtos para a saúde, também conhecido como correlatos. Realiza também a fiscalização de serviços de saúde e de interesse à saúde, como escolas, hospitais, clubes, academias, consultórios, farmácias, entre outros.

Para abertura, renovação, alterações e encerramento de estabelecimentos de qualquer atividade perante a Vigilância Sanitária, entre em contato com o Protocolo da Vigilância Sanitária

Endereço: Avenida Inglaterra, 1144 – Centro

Telefone: 3174-0242

E-mail: sevisa@cambe.pr.gov.br

Atendimento ao público de segunda a sexta-feira, 8h00 até 17h00

 

3.2 Vigilância Epidemiológica

A Vigilância Epidemiológica é definida como um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.  

Constitui um instrumento importante para o planejamento, organização e operacionalização dos serviços de saúde e, também, para a normatização de atividades técnicas correlatas. Compete a ela coletar e processar informações sobre certas doenças e fazer a análise e interpretação desses dados. A partir daí, recomendar e promover as ações apropriadas de controle a essas doenças e avaliar a eficácia e efetividade das medidas adotadas.

A vigilância epidemiológica desenvolve ações relacionadas a:

Doenças transmissíveis – Aquelas que dependem de um agente biológico para se desenvolver. Fazem parte deste rol as doenças agudas de notificação compulsória, além da Hanseníase e outras sempre que necessário; como por exemplo COVID-19, sarampo, poliomielite, meningite, influenza, raiva humana, dengue, leishmaniose, leptospirose, tétano, infecções sexualmente transmissíveis, hepatites virais, HIV/AIDS, tuberculose, entre outras.

Doenças e agravos não transmissíveis – São doenças ou agravos cuja etiologia não está diretamente relacionada a um agente biológico, mas a múltiplas causas de origem física, social, econômica e ambiental, como por exemplo doenças do aparelho circulatório, neoplasias malignas, diabetes mellitus, doenças respiratórias crônicas, acidentes e casso de violência interpessoal e autoprovocada.

Programa de Imunização – Disponibilização de imunobiológicos para todas as faixas etárias, conforme definido no Calendário Nacional de Imunização do PNI, o que exige o desenvolvimento de estratégias específicas para atingir as coberturas de vacinação desejáveis, buscando a prevenção, controle e eliminação das doenças imunopreviníveis em todo o território cambeense. Também monitora os efeitos adversos pós vacinação.

Alimentação e manutenção de bases de dados – Manter dados dos programas do Ministério da Saúde: API (Imunização), Sinan (Doenças de Notificação compulsória), Sim (Sistema de Informação de Mortalidade), Sinasc (Sistema de Informação Nascidos Vivos) e TB (Tuberculose), além dos casos de dengue e de síndrome respiratório aguda grave (SRAG).

Endereço: Avenida Inglaterra, 1144 – Centro

Telefone: 3174-0215/3174-0226

E-mail: epidemio@cambe.pr.gov.br

 

Vigilância em Saúde Ambiental

A Vigilância em Saúde Ambiental tem como objetivo prevenir e controlar os fatores de risco das doenças e outros agravos à saúde, decorrentes do ambiente e das atividades produtivas. Ela se dá por meio do monitoramento e do controle de uma variedade de problemas decorrentes do desequilíbrio do meio ambiente, visando a eliminar ou a reduzir a exposição humana a fatores prejudiciais à saúde. Estende sua atuação sobre fatores biológicos representados por vetores, hospedeiros, reservatórios e animais peçonhentos, bem como, fatores não biológicos como a vigilância da qualidade da água, do ar e do solo, assim como exposição à contaminantes ambientais, ocorrência de desastres naturais e acidentes com produtos perigosos.

Endereço: Avenida Inglaterra, 1144 – Centro

Telefone: 3174-0218

E-mail:  vigilância.ambiental@cambe.pr.gov.br

 

Vigilância em Saúde do Trabalhador

A Vigilância em Saúde do Trabalhador é o conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

 

3.3 Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)

O CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) realiza ações de prevenção, diagnóstico e assistência às pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis e outros agravos infectocontagiosos (Tuberculose e Hanseníase). Nesse serviço são oferecidos testes rápidos para detectar o HIV, sífilis e hepatites B e C.  Além disso, são oferecidos cuidados de enfermagem, atendimento médico na especialidade de infectologia, controle e distribuição de antirretrovirais com orientações farmacêuticas, realização de exames de monitoramento e distribuição de insumos de prevenção as doenças sexualmente transmissíveis. Outra atividade importante desse serviço são as atividades educativas enfocando a prevenção e a adesão ao tratamento das doenças infectocontagiosas.

Endereço: Rua da Proclamação nº 67 – Jardim Vila Rica

Telefone: 31740216
E-mail – cta-cambe@cambe.pr.gov.br
Aberto de Segunda à sexta-feira das 7h00 até 16h00.

 


Regulação e Agendamento

Realiza o atendimento a usuários para orientar porta de entrada do SUS e fluxos, bem como entrega de pedidos de exames ou consultas com especialistas através de convocações realizadas ou pelo correio, como também encaminha por malote para UBS.

Frente a regulação de vagas para consultas e exames, realiza o monitoramento, avaliação e remanejamento de filas nos diversos sistemas de agendamentos: CARE, SOLUS, SAUDEWEB e Sistema Interno, com alimentação da estratificação.

Encaminhamentos e agendamentos de pacientes para outras regiões de saúde através do sistema CARE – Tratamento Fora de Domicilio (TFD) e 17ª Regional de Saúde, liberação e controle de transporte rodoviário.

Telefone: 3174- 0219/ 3174-0300

A ouvidoria é um instrumento da gestão para o aperfeiçoamento da qualidade e da eficácia das ações e serviços prestados pelo SUS. A Ouvidoria recebe denúncias, reclamações, críticas, sugestões, solicitações de informações e elogios, funcionando como feedback para a gestão. Sua existência é uma obrigação prevista no Plano Estadual de Saúde e Lei Federal 13.460/2017, que dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários de serviços públicos.

Telefones: Ouvidoria Municipal 156

Ouvidoria da Saúde: 3174-0344

O Conselho é um órgão deliberativo na formulação e execução da política municipal de saúde. Inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, nas estratégias e na promoção e controle social. O funcionamento do CMS prevê reuniões plenárias mensais e extraordinárias, comissão executiva, comissões permanentes e temáticas. Lei Federal nº 8.142 de 28 Dezembro de 1990, Lei Municipal nº 2918, 29 de Setembro de 2018