Na última terça-feira (23), o coordenador do Polo Regional do Esporte de Londrina e Região, o professor Vilmar Caus, esteve na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer para a entrega oficial do certificado da etapa bronze do programa estadual “O esporte que queremos”. Essa é a primeira etapa para a estruturação das políticas públicas para o auxílio ao esporte.

O programa “O esporte que queremos” é uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte, junto com o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele visa criar uma estrutura para aprimoramento das políticas públicas de auxílio ao esporte, incentivando os gestores públicos a proporem uma legislação própria no setor, a Política Municipal de Esportes (PME), seguindo a Lei Geral do Esporte. Tudo isso para promover o desenvolvimento esportivo em Cambé, em processo contínuo e respaldado por dados, documentos norteadores, capacitação e instituição de programas personalizados.

Telma Gamba, secretária do Esporte e Lazer, comentou sobre a etapa bronze, que serve como pontapé inicial para estruturação da política da área na cidade. “Essa etapa, que é um mapeamento do esporte em Cambé, foi muito importante. O Governo do Estado está nos dando um suporte muito grande na organização e estruturação de toda a política esportiva, e temos muito trabalho pela frente. Ainda estamos construindo a Política Municipal de Esporte, logo mais ainda esse ano teremos a Conferência Municipal do Esporte, assim como a reativação e criação de um novo Conselho e o Fundo Municipal. Esse é só o começo, mas para a gente é de grande importância ter concluído essa primeira fase, e futuramente podermos receber recursos estaduais e federais para o esporte em Cambé”, disse.

O programa conta com três etapas, com diagnóstico inicial, já concluído; construção da matriz da PME mediante consulta pública; e por fim, a submissão da PME junto ao Edital Paraná Esporte. A secretária afirmou que Cambé já está avançando para o próximo estágio, desenvolvendo a PME e alinhando os projetos segundo necessidade da população local.