Para ajudar a diminuir a distância entre os astros e as crianças da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, está promovendo visitas ao Planetário de Londrina para 1.287 alunos do 4º ano. O projeto começou esse mês e se estende até setembro, contemplando cerca de 40 alunos por passeio.

Nesta segunda-feira (29), foi a vez das crianças do 4º ano da Escola Municipal Roberto Conceição irem até o Planetário. A programação especial, conduzida por um estagiário do curso de Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL), teve a apresentação da animação “A Quinca, o Pititi e o Albireu”. A história tem dois irmãos que são guiados em uma viagem pelo espaço por um supercomputador, passando por planetas, pela lua, constelações, estrelas famosas e buracos negros.

De acordo com a assessora pedagógica de ciências do município, Ângela Cristina de Melo, a visita se dá com os alunos do 4º ano para ajudar a fixar o conteúdo de astronomia visto em sala de aula no primeiro trimestre, já que a base curricular da matéria no período visa trabalhar o Sol, Sistema Solar, planetas, satélites e outros astros.

A secretária de Educação e Cultura, Estela Camata, também comentou sobre essa alternativa de estudo para ajudar no processo de aprendizagem. “Para finalizar o conteúdo teórico, nós levamos as crianças no planetário para que possam viver essa experiência de visualizar, ter a fala de outros profissionais que são da área, e enriquecer ainda mais o conteúdo que elas receberam em sala de aula. Além disso, só a experiência de sair da escola, do ambiente que estão todos os dias, já é uma experiência nova para eles. E aí quando uma experiência dessa vem aliada ao conteúdo que eles aprenderam, é inesquecível”, destacou.

Uma das professoras do Roberto Conceição, Maria Simone da Silva, expressou o quão felizes os alunos ficaram e a importância da ação. “Eles receberam muito bem a notícia de que viriam, ficaram bem entusiasmados, conversamos antes, e eles adoraram a ideia. Com certeza foi uma experiência gratificante para todos nós. Pedagogicamente também é muito legal, já que eles veem tudo pessoalmente, com representações visuais, fora dos livros. É enriquecedor. Eles aprendem bem mais quando associam o que veem em sala de aula com a prática.”

E as crianças realmente saíram muito animadas da sessão. Como Emanuelly, de 9 anos, que já até escolheu seu planeta favorito. “Achei muito bom porque quando a gente tava lá dentro olhando para o teto, a gente conseguiu ver as estrelas e as constelações passando, e eu nunca vi isso. É uma experiência nova pra mim. Eu também gostei demais quando eles visitaram Júpiter, porque esse é meu planeta preferido e eu adoro ver as cores, o que acontece, só que eu não sabia muitas coisas que falavam lá. Então, é uma coisa nova e muito legal. É uma experiência tão boa que você vai sentir até uma moleza, você olha para cima e é mágico. Eu adorei isso”, relatou sorrindo.