A Secretaria de Saúde está organizando diversas ações que fazem parte da campanha ‘Outubro Rosa’, mês da conscientização da população a respeito da saúde da mulher e da prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. Durante o mês, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade vão funcionar em dois sábados para intensificar os atendimentos e a coleta de exames ginecológicos, que podem identificar o câncer de mama e o de colo de útero em estágios iniciais. Além disso, o ônibus do Programa #CambeMulher também vai percorrer algumas empresas e regiões da cidade, levando os serviços que são oferecidos diariamente nas UBS para mais perto da comunidade.

Núbia Mara Mattos, diretora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, explica que o ‘Outubro Rosa’ busca conscientizar toda a população a respeito do cuidado integral com a saúde da mulher, mas principalmente alertar sobre o câncer de mama e o de colo de útero. “A mulher precisa conhecer o próprio corpo como forma de proteção, já que com um diagnóstico precoce e o tratamento adequado nós podemos reverter a doença e alcançar a cura”, ressalta. Em 2020, 30 cambeenses receberam o diagnóstico de câncer de mama. 

Por conta da importância dos exames ginecológicos para um diagnóstico precoce da doença, todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade vão intensificar os atendimentos e funcionarão em dois sábados: no dia 08 e no dia 22 de outubro, das 8h às 16h, atendendo exclusivamente as cambeenses. Todas as mulheres que comparecerem vão poder realizar a coleta do exame preventivo de câncer de colo de útero (papanicolau). Além disso, um profissional especializado vai fazer a avaliação das mamas e as mulheres também poderão solicitar o encaminhamento para realizar a mamografia, exame que identifica o câncer de mama. “O que queremos é que todas as mulheres tenham acessos aos exames e aos cuidados básicos”, ressalta. As UBS também realizam esses atendimentos diariamente, das 7h às 19h.

Programa #CambeMulher

Para as mulheres que trabalham durante a semana e até mesmo aos sábados, o ônibus do Programa #CambeMulher vai percorrer algumas empresas e pontos da cidade para atender essa população. Lucimara Frasson, responsável por organizar as atividades do programa, explica que no ônibus do #CambeMulher as trabalhadoras das empresas que aceitaram participar do projeto vão poder realizar os exames preventivos de câncer de colo de útero (papanicolau) ou agendar a mamografia, assim como é feito nas UBS. Além disso, elas vão poder tirar dúvidas e receber orientações sobre o tema.

A empresa é responsável por organizar a ordem dos atendimentos, que começa às 8h30 e segue até às 15h30. Para o mês de outubro, o cronograma vai ser: no dia 04, 06 e 20 de outubro, o consultório móvel vai estar na empresa Pado; e no dia 18 de outubro na Imcopa. Já no dia 20, o ônibus vai estar em frente a Santa Casa da Misericórdia de Cambé. Para os atendimentos, é necessário levar um documento com foto, o CPF e o cartão do SUS.

Para atender as idosas que participam das atividades da Secretaria de Esportes, o ônibus do #CambeMulher vai estar no dia 06 de outubro no Centro de Convivência do Novo Bandeirantes; e no dia 27 no pátio da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Ana Rosa. Para complementar as ações, a Secretaria de Saúde está organizando palestras sobre a temática do ‘Outubro Rosa’ e do câncer de mama e de colo de útero. No dia 14, a palestra vai ser para as funcionárias da DSK a partir das 16h; no dia 18 de outubro na Imcopa para duas turmas (das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30); e no dia 24 na Brado, ainda sem horário definido.

Por conta do ‘Outubro Rosa’, as atividades do ônibus do Programa #CambeMulher estão sendo intensificadas, mas elas já acontecem durante todo o ano. As empresas interessadas em oferecer esse serviço às suas colaboradoras podem entrar contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone 9174-0224 e falar com Lucimara Frasson.