Pensando na preservação do Meio Ambiente e na otimização do atendimento ao contribuinte, a Secretaria Municipal de Fazenda de Cambé está desenvolvendo ações de sustentabilidade ambiental. As mudanças reduzem, inclusive, os gastos com papel e com impressões. Desta forma, a secretaria busca disponibilizar muitas ferramentas através do site da pasta, como o requerimento da guia de ITBI e a utilização de tablets para o setor de fiscalização para a liberação do alvará de licença.

“A Secretaria de Fazenda abraçou essa causa de buscar trabalhar com sustentabilidade e agilidade para o contribuinte. Nós estamos desenvolvendo algumas ações que visam dar agilidade na abertura de empresas, na liberação de guias de tributos, no atendimento ao contribuinte e, paralelo à isso, existe a preocupação com a sustentabilidade”, explicou o secretário municipal de Fazenda, Gabriel Cândido.

O secretário lembrou a importância do trabalho em união, que gera resultados positivos para toda uma cidade. “Eu entendo que se cada um de nós fizer um pouco, com certeza, o mundo todo ganha e estaremos fazendo a nossa parte. Então, se cada secretaria, se cada departamento, se cada prefeitura, se cada pessoa fizer um pouco para ajudar na sustentabilidade ambiental do planeta, no final, vai ajudar para que tenhamos uma qualidade de vida melhor”, afirmou o secretário.

Ainda de acordo com ele, as ações desenvolvidas trazem diversos benefícios para a Prefeitura e para o contribuinte. “Desenvolvemos algumas ferramentas. Duas delas são a disponibilização de alguns requerimentos, algumas guias, através do site, evitando a impressão, o gasto e a utilização de papéis. Além disso, dá mais agilidade para o contribuinte. A outra ferramenta é a utilização da tecnologia para a liberação do alvará de licença, que antes era necessário imprimir todo o procedimento, e agora, com medidas simples como a utilização dos tablets pela fiscalização, o parecer do fiscal já é dado direto no processo e, eletronicamente, já é dada a resposta para que o requerente possa dar andamento no pedido de alvará”, explicou o secretário.

Primeiramente, é importante lembrar o que é sustentabilidade ambiental e como influencia nas questões econômicas e sociais de um município. A preocupação em preservar o meio ambiente começou por volta de 1970. Na época, os prejuízos deixados pela industrialização, iniciada no século XIX, com a Revolução Industrial, foram sendo cada vez mais notados pela sociedade. No entanto, somente na década de 80, a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente da ONU criou a expressão e sugeriu as primeiras medidas de sustentabilidade ambiental. O grande desafio das cidades é encontrar o equilíbrio entre a sustentabilidade ambiental, econômica e social.

As três áreas devem ser consideradas em conjunto e devem abranger todos esses interesses. O principal objetivo da sustentabilidade ambiental é incentivar o uso dos recursos naturais de forma responsável, garantindo que continuem existindo e possam ser aproveitados pelas próximas gerações. Além disso, busca reduzir problemas ambientais como a poluição, o efeito estufa, o aquecimento global, a extinção de animais e vegetações, e o fim dos recursos naturais.

Dentre os benefícios das ações de sustentabilidade ambiental estão o aumento da qualidade de vida das pessoas, o equilíbrio do meio ambiente e de todos os seus ecossistemas, a diminuição de desastres naturais como alagamentos, deslizamentos de terra, rompimento de barragens, entre outros. No Brasil, a ocorrência desses desastres é recorrente. O país enfrenta a poluição, o desmatamento e uma grande quantidade de lixo não reciclada.

As principais recomendações para a população em geral são:

– Evitar o desperdício de água;
– Não jogar lixo no chão;
– Criar o hábito de separar e reciclar o lixo de casa;
– Usar transportes mais sustentáveis.

Já as empresas também podem realizar ações que contribuam para a preservação do meio ambiente:

– Criar políticas para reduzir o impacto ambiental em suas atividades;
– Usar tecnologias sustentáveis;
– Reciclar papeis, embalagens e outros materiais;
– Criar programas de educação e inclusão social.

Buscando cada vez mais melhorar o atendimento e o relacionamento com o contribuinte, bem como, contribuir para a sustentabilidade ambiental, a Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, em parceria com Correios, instituiu também o serviço de e-Carta. “No dia 10, nós tivemos uma reunião com o secretário de Fazenda, Gabriel Cândido. A Prefeitura de Cambé tem usado o serviço do e-carta e esse serviço dá uma solução completa porque a prefeitura economiza com papel, ganha tempo, reduz gastos com papel, mão de obra de funcionário, então é um serviço que agrega muito para as prefeituras”, explicou Elton da Silva Martins, Assistente Comercial do Correios.

Ainda de acordo com ele, o e-Carta é uma solução postal híbrida, na qual o processo de preparação, produção, impressão, envelopamento, envio e entrega de documentos, como IPTU, ISS, Comunicados, entre outros, fica a cargo do Correios. A Prefeitura se preocupa apenas em encaminhar para o Correios os arquivos com os dados e as informações dos documentos. As empresas que precisam enviar mensagens físicas, por meio do e-Carta, conseguem fazer isso em qualquer horário, sem a necessidade de ir em uma agência.

Escrito por Isabela Pinheiro sob supervisão de Thiago Mossini