A Lei institui a Semana Municipal de Informação e Conscientização sobre o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH. Trata-se de um evento anual, realizado sempre na primeira semana de agosto.

Propósitos: proporcionar discussões e reflexões sobre o TDAH, além de outras temáticas relativas à Educação Especial.

Ações desenvolvidas: Palestras, mesas-redondas, cursos, mostras de artes, socialização de práticas educacionais, momentos de estudos e reflexões, proposições, encaminhamentos.

Público-alvo: As atividades são direcionadas aos/às Professores(as) e demais profissionais da Rede Municipal de Educação, alunos da Rede, famílias e comunidade em geral.

Saiba mais sobre cada edição

2014

A primeira edição contemplou o tema: “Aspectos Clínicos do transtorno” contou com a palestra Dra. Kamylle Mota de Pompeu – Psiquiatra CAPSi sobre a pesquisa: Panorama da medicalização da educação no município de Cambé.

2015

Na segunda edição a Semana teve como objetivo aprofundar a compreensão do transtorno a partir da Teoria Histórico-cultural e suas contribuições para o enfrentamento das dificuldades de desatenção e hiperatividade no ambiente escolar. Como palestrante, a secretaria de educação recebeu a Professora  Silvana Tuleski para fala sobre o tema: “TDAH e medicalização da infância: o que a Psicologia Histórico Cultural tem a dizer?”

2016

Para realizar a terceira semana a Equipe da Educação Especial propôs um Estudo de Caso partindo do seguinte tema: “Estratégias de ensino junto ao alunado com TDAH”.

2017 

A quarta edição contou com a proposta de uma Mesa redonda para discussão do tema “Medicalização da infância e suas controvérsias” e com a participação das Professoras convidadas:  Silvana Tuleski, Débora Santana e Marta Sforni que falaram sobre projeto: Pesquisa Medicalização da infância.

2018

A  quinta edição da Semana de  Informação e Conscientização sobre o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade revelou a importância do evento para a Rede Municipal de Ensino e foi organizada para oferta de mais formações. Para tanto, foi planejado o Ciclo de Palestras para a Semana do TDAH com a seguinte programação:

1- Palestra: Alfabetização na Teoria Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico Crítica: Procedimentos teóricos e metodológicos. Ministrante: Tatiane Baptilani/Jéssica Eduardo Alves.

2- Palestra: Desenvolvendo funções psíquicas com enfoque na atenção. Ministrante: Elaine Fonseca/Carmen Inocente.

3 – Palestra: Treinamento auditivo: uma abordagem fisiológica para o TDAH. Ministrante: Franciella Massi/Adele Castro.

4- Palestra: Experiências de trabalhos docentes e as funções psíquicas superiores. Ministrante: Marcelo Missaka/Luciano Cardoso.

2019

Em 2019, na sua sexta edição, a Semana de Informação e Conscientização sobre o TDAH foi planejada para acontecer sob um olhar bem prático e contou com propostas de Atividades desenvolvidas com a turma do 1º ano Escola Santa Isabel. Para realização deste momento a equipe da Secretaria de Educação e os professores vinculados ao Setor de Educação Especial se concentraram em realizar analises, reflexões e ações sobre o seguinte tema: “Habilidades com enfoque na atenção”.

2020

No ano em que o mundo conheceu a Pandemia da Covid-19, a realização da sétima Semana de Informação e Conscientização sobre o TDAH aconteceu adaptada aos encontros remotos/online. E para trazer ainda mais sentido, o tema proposto para a Live Atividade física, saúde mental e isolamento social [clique aqui] foi discutido pelos Professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino Gabriel Gonçalves Freire, Osvaldino Junior e Luciano Moraes Cardoso juntos com a convidada especial Professora Dra. Josiane Medina Papst (UEL).

Em sua sétima edição ainda foram disponibilizados materiais informativos [clique aqui] sobre o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, produzidos pela Equipe do Núcleo de Educação Especial e Estudos do Desenvolvimento Humano – NEEEDH (citanda anteriormente como Setor/Equipe da Educação Especial). 

2021

Ainda enfrentando os desafios da Pandemia da Covid-19, a oitava Semana do TDAH foi planejada para realização mista: com encontro online e presencial e contou com as seguintes produções:

Live: A beleza de ensinar e aprender sendo ativo na atividade de ensino. Ministrada pelo Prof. Dr. Fernando Wolff.

Palestra: O trabalho do Centro de Atenção Psicossocial para Crianças e Adolescentes e o Impacto da Pandemia na Infância. Ministrante: Lylian Zanutto e Janaina Rizia Bordini – CAPSi

Palestra: O Haiti está aqui: o olhar da gestão escolar para as famílias imigrantes e a diversidade. Ministrante: Marc Donald Jean Baptiste

Exposição de fotos realizada na Prefeitura e na Câmara Municipal de Cambé.

Produção dos Relatos de  experiências: “Quando o caos se torna belo” – histórias reais, veiculadas no Youtube [clique aqui] e no Instagram [clique aqui] da Secretaria de Educação.

2022

Em nona Semana ainda exigiu muitos cuidados em relação a execução do evento e o contágio da Covid-19, mas com a disseminação do vírus controlada e o avanço da vacinação foi possível retomar os encontros e grandes eventos de modo presencial. Desta forma, as palestras e formações de 2022 aconteceram a partir do tema: “A transversalidade na Educação Especial: desafios e potencialidades” com o seguinte cronograma:

Palestra: Professores e alunos “especiais” quando a teoria se materializa na prática educativa. Ministrante: Sonia Shima

Palestra: Determinantes pedagógicos para o desenvolvimento da atenção voluntária em contexto escolar. Ministrante: Marcelo Ubiali

2023