Nos anos de 2017 e 2018 houve um movimento nacional denominado Biênio da Matemática Brasil, que foi proclamado pelo Congresso Nacional, por meio da Lei Ordinária 13.358 de 07 de novembro de 2016, e teve apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do Ministério da Educação. Esse momento se constituiu por dois anos de  eventos educativos centralizados na Matemática, Ciência e Tecnologia.

As ações propostas vislumbraram experiências baseadas nos principais objetivos:

• incentivar o estudo da Matemática e o raciocínio lógico e abstrato;
  • oferecer atividades de ensino, artísticas, lúdicas e que sejam prazerosas para todos os públicos envolvidos;
  • criar ações onde o público possa interagir com os conceitos e adquirir novos conhecimentos a partir da experiência vivenciada;
  • produzir experiências que tratem a Matemática como linguagem;
  • alimentar e melhorar a relação das pessoas com a disciplina;
  • popularizar a Matemática;
  • atualizar e treinar professores.

Em alusão ao Biênio da Matemática Brasil, no ano de 2017, a Secretaria Municipal de Educação de Cambé (SEMED) idealizou um Festival de Matemática com a intenção de mobilizar alunos matriculados nos 5º anos da rede para o estudo da Matemática por meio de Jogos e Resolução de Problemas.

Com esse intuito e compartilhando os objetivos do Biênio elencados  anteriormente, foi criado o 1º festival de Matemática das Escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Cambé, acrescentando os objetivos:

• incentivar o estudo da Matemática entre os alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental;
  • contribuir para integrar as unidades escolares em atividades que envolvam o processo de ensino e de aprendizagem da Matemática;
  • elevar o nível de proficiência Matemática em avaliações externas;
  • divulgar o Biênio da Matemática.

A ação foi realizada ao longo do ano de 2017, envolvendo a participação de pais, grupos de alunos, professores regentes, coordenação e direção escolar e assessores da Semed.

Ao final das atividades, feita análise dos assessores da Semed junto aos envolvidos no processo, ficou decidida a continuação do festival nos anos subsequentes, assim organizados:

• 2º Festival de Matemática das Escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Cambé – edição 2018;
  • 3º Festival de Matemática das Escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Cambé – edição 2019;

Em linhas gerais, os Festivais foram caracterizados por momentos de formação docente com assessores da SEMED para  instrumentalização quanto às regras, envolvimento dos alunos e comunidade escolar, conteúdos abordados e materiais a serem utilizados nessa ação.

Destacamos que todos tiveram acesso ao regulamento e documentaram autorização de participação junto aos responsáveis.

Nesse movimento, as turmas de 5º anos, foram organizadas em grupos com quatro alunos cada um, os quais  participaram de jogos e resolveram problemas matemáticos elaborados com vistas aos conteúdos curriculares, grau de complexidade crescente e alinhados aos jogos propostos.

Foram três etapas, as duas primeiras no âmbito das unidades escolares, denominadas etapa 1 (sala de aula) e etapa 2 (escola).  Posteriormente aconteceu a etapa final (município) em espaço coletivo, com a participação das equipes finalistas da etapa escolar.

Como incentivo, em todas as etapas os alunos receberam certificado e/ou medalha de participação e, na etapa municipal, um premiação simbólica.