A Secretaria de Educação de Cambé aderiu ao Programa Educação Conectada logo no inicio da instituição do programa pelo Ministério da Educação (MEC), entre os anos de 2017/2018.  Contudo, apesar da adesão da Secretaria, na época houve a necessidade de suspensão do programa, sem que a sua implementação fosse efetivada.

Com a instituição do  Setor de Tecnologias da Informação e Comunicação no Contexto Escolar – TDICs (2021) na Secretaria de Educação, retoma-se a adesão do programa, agora  definido pelo MEC como Política permanente dentro das ações do Governo Federal. Desta forma, a adesão é realizada para toda a rede municipal de ensino pública de Cambé, contemplando de imediato as 17 Escolas de Ensino Fundamental e 26 Centros de Educação Infantil.

Neste momento, as unidades de ensino chegam ao ponto de aplicação do recurso liberado pelo programa, para isso foi preciso estruturar uma Equipe de Estudo e Planejamento envolvendo desde Técnicos dos Departamentos Administrativos a Técnicos da T.I  – tanto da Prefeitura como os servidores da vinculados a Secretaria de Educação. Somados a esta equipe de planejamento, a Secretaria garantiu o envolvimento de todas as unidades escolares, para isso foi realizado ainda em 2021 o questionário diagnóstico do Guia Edutec. com a possibilidade de participação de todos os professores.

É desta forma, que a Prefeitura por meio da Secretaria de Educação junto aos gestores escolares iniciam as ações que passam a organizar a Infraestrutura de Conectividade e uso de recursos digitais na rede de ensino. De acordo com a Secretária Estela Camata “Este será um caminho longo, de muita novidade, mudança e insegurança do novo. Mas, sabemos que este movimento é necessário e, que em breve, nos trará bom retorno”.

Na dimensão de infraestrutura estão previstos investimentos em curto e longo prazo em ações que assegurarão as condições para a inserção da tecnologia como ferramenta pedagógica de uso cotidiano nas escolas públicas. Essas ações serão subsidiadas por políticas educacionais da iniciativa federal, estadual e municipal.

A Secretaria de Educação, formaliza na ocasião a contratação de mais um plano de internet fibra que será custeada pelo Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC), destinada exclusivamente para a atividade docente e subsidiando a 1° etapa de implementação do Livro de Registro de Classe Online, das escolas de Ensino Fundamental.

Confira a previsão de contratação [Clique aqui]